Arduino Uno R3 | Arduino
Arduino Uno R3 | Arduino
Arduino Uno R3 | Arduino
Arduino Uno R3 | Arduino
Arduino Uno R3 | Arduino
Arduino Uno R3 | Arduino
Arduino Uno R3 | Arduino
Arduino Uno R3 | Arduino

Arduino Uno R3

Arduino Uno R3

Arduino UNO R3 é uma placa de desenvolvimento baseada no microcontrolador ATmega328.

PTR001033
29,46 €
Com IVA

Descrição

Arduino Uno R3

Arduino UNO R3 é uma placa de desenvolvimento baseada no microcontrolador ATmega328 (datasheet). Tem 14 pinos digitais de entrada/saída (dos quais 6 podem ser utilizadas como saídas PWM), 6 entradas analógicas, um cristal oscilador 16 MHz, uma ligação USB, um jack alimentação, ICSP, e um botão reset. Contém tudo o que é necessário para programar o microcontrolador, basta ligá-lo a um computador com um cabo USB, pode liga-lo a um adaptador AC-DC ou a uma bateria para começar a utiliza-lo.

Características:

Microcontrolador ATmega328

Tensão operacional 5V

Tensão de alimentação (recomendada) 7-12V

Tensão de alimentação (limites) 6-20V Pinos I/O digitais 14 (dos quais 6 podem ser saídas PWM)

6 entradas analógicas

40 mA por saída digital

Disponibliza alimentação de 3,3V 50mA

Memoria flash: 32 KB (ATmega328) dos quais 0.5 KB usados pelo bootloader

SRAM: 2 KB (ATmega328)

EEPROM: 1 KB (ATmega328)

Cristal: 16 MHz

Alimentação

O arduino Uno pode ser alimentado pela conexão USB ou com uma fonte de alimentação externa. A alimentação é selecionada automaticamente.

Alimentação externa (não USB) pode ser tanto de um adaptador CA para CC ou bateria. Há um conector para alimentação de 2,1mm com o positivo no centro. Os cabos vindos de uma bateria podem ser inseridos diretamente nos pinos Gnd e Vin do conector de alimentação.

Esta placa pode funcionar com uma fonte de alimentação externa de 6 a 20 volts. No entanto, se a alimentação for inferior a 7V, o pino 5V pode fornecer menos de cinco volts e a placa pode-se mostrar instável. Por outro lado, se a alimentação for maior do que 12V o regulador de voltagem pode sobraquecer e danificar a placa. A faixa recomendada é de 7 a 12 volts.

Os pinos de alimentação são os seguintes:

VIN. A entrada de alimentação para a placa Arduino quando se utiliza uma fonte de alimentação externa. (em oposição à conexão USB ou outra fonte de limentação regulada). 

5V. A fonte de alimentação regulada usada para o microcontrolador e para outros componentes na placa. Pode vir tanto do VIN através do regulador embarcado ou da conexão USB ou outra fonte regulada a 5V.

3V3. Uma fonte de 3,3V gerada pelo regulador embarcado. A corrente máxima suportada é de 50mA.

GND. Pinos terra.

Memória

O ATmega328 tem 32KB (dos quais 0,5 são utilizados pelo bootloader). 

Entrada e Saída

Cada um dos 14 pinos digitais do Uno podem ser utilizados como uma entrada ou uma saída, utilizando-se as funções pinMode(), digitalWrite(), e digitalRead(). Eles operam a 5V. Cada pino pode fornecer ou receber um máximo de 40mA e tem um resistor pull-up interno (desconectado por padrão) de 20-50kΩ. 

O Uno tem 6 entradas analógicas, etiquetadas de A0 a A5, cada uma tem 10 bits de resolução (i.e. 1024 valores diferentes). Por padrão, elas medem de 0 a 5V, embora seja possível alterar o limite superior utilizando o pino AREF e a função analogReference(). 

Comunicação

O Arduino Uno possui uma série de facilidades para se comunicar com um computador, outro Arduino, ou outros microcontroladores. O ATmega328 fornece comunicação serial UART TTL (5V) que está disponível nos pinos digitais 0 (RX) e 1 (TX). Um ATmega8U2 na placa canaliza esta comunicação para a USB e aparece como uma porta virtual para o software no computador. O firmware do '8U2 utiliza os drivers padrão USB COM e nenhum driver externo é necessário. Entretanto, no Windows, um arquivo .inf é necessário.  O software do Arduino inclui um monitor serial que permite dados de texto serem enviados e recebidos da placa. Os LEDs conectados ao RX e TX piscam enquanto os dados estiverem a ser transmitidos pelo chip USB-para-serial e pela conexão USB (mas não para comunicação serial nos pinos 0 e 1).

Programação

O Arduino Uno pode ser programado com o software Arduino (download). Simplesmente selecione "Arduino Uno" no menu Tools > Board.

O ATmega328 no Arduino Uno vem pré-gravado com um bootloader que lhe permite enviar um código novo sem a utilização de um programador de hardware externo. Ele comunica utilizando o protocolo original STK500 (referência, arquivos C header).

Características físicas

A largura e o comprimento máximos do PCB do Uno são 68,58 e 53,34mm respectivamente (2,7" x 2,1"), com os conectores USB e de alimentação extendendo-se além destas dimensões. Quatro orifícios para parafusos permitem que a placa seja fixada a uma superfície ou encapsulamento. Note que a distância entre os pinos digitais 7 e 8 é de 160mil (milésimos de polegada ou 0,16").

Esta placa é enviada como aparece na imagem acima sem o cabo para comunicação nem fonte de alimentação.

 

Detalhes do produtos

Talvez goste

Clientes que compraram este produto também compraram:

Produto adicionado a lista de desejos

Ao continuares a navegar estás a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos teus interesses. Poderá consultar no seguinte link a nossa Politica de Cookies