Arduino Uno R3
Arduino Uno R3
Arduino Uno R3
Arduino Uno R3
Arduino Uno R3
Arduino Uno R3
Arduino Uno R3
Arduino Uno R3

Arduino Uno R3

Arduino Uno R3

Arduino UNO R3 é uma placa de desenvolvimento baseada no microcontrolador ATmega328.

PTR001033
23,75 €
Com IVA

Descrição

Arduino Uno R3

Arduino UNO R3 é uma placa de desenvolvimento baseada no microcontrolador ATmega328 (datasheet). Tem 14 pinos digitais de entrada/saída (dos quais 6 podem ser utilizadas como saídas PWM), 6 entradas analógicas, um cristal oscilador 16 MHz, uma ligação USB, um jack alimentação, ICSP, e um botão reset. Contém tudo o que é necessário para programar o microcontrolador, basta ligá-lo a um computador com um cabo USB, pode liga-lo a um adaptador AC-DC ou a uma bateria para começar a utiliza-lo.

Características:

Microcontrolador ATmega328

Tensão operacional 5V

Tensão de alimentação (recomendada) 7-12V

Tensão de alimentação (limites) 6-20V Pinos I/O digitais 14 (dos quais 6 podem ser saídas PWM)

6 entradas analógicas

40 mA por saída digital

Disponibliza alimentação de 3,3V 50mA

Memoria flash: 32 KB (ATmega328) dos quais 0.5 KB usados pelo bootloader

SRAM: 2 KB (ATmega328)

EEPROM: 1 KB (ATmega328)

Cristal: 16 MHz

Alimentação

O arduino Uno pode ser alimentado pela conexão USB ou com uma fonte de alimentação externa. A alimentação é selecionada automaticamente.

Alimentação externa (não USB) pode ser tanto de um adaptador CA para CC ou bateria. Há um conector para alimentação de 2,1mm com o positivo no centro. Os cabos vindos de uma bateria podem ser inseridos diretamente nos pinos Gnd e Vin do conector de alimentação.

Esta placa pode funcionar com uma fonte de alimentação externa de 6 a 20 volts. No entanto, se a alimentação for inferior a 7V, o pino 5V pode fornecer menos de cinco volts e a placa pode-se mostrar instável. Por outro lado, se a alimentação for maior do que 12V o regulador de voltagem pode sobraquecer e danificar a placa. A faixa recomendada é de 7 a 12 volts.

Os pinos de alimentação são os seguintes:

VIN. A entrada de alimentação para a placa Arduino quando se utiliza uma fonte de alimentação externa. (em oposição à conexão USB ou outra fonte de limentação regulada). 

5V. A fonte de alimentação regulada usada para o microcontrolador e para outros componentes na placa. Pode vir tanto do VIN através do regulador embarcado ou da conexão USB ou outra fonte regulada a 5V.

3V3. Uma fonte de 3,3V gerada pelo regulador embarcado. A corrente máxima suportada é de 50mA.

GND. Pinos terra.

Memória

O ATmega328 tem 32KB (dos quais 0,5 são utilizados pelo bootloader). 

Entrada e Saída

Cada um dos 14 pinos digitais do Uno podem ser utilizados como uma entrada ou uma saída, utilizando-se as funções pinMode(), digitalWrite(), e digitalRead(). Eles operam a 5V. Cada pino pode fornecer ou receber um máximo de 40mA e tem um resistor pull-up interno (desconectado por padrão) de 20-50kΩ. 

O Uno tem 6 entradas analógicas, etiquetadas de A0 a A5, cada uma tem 10 bits de resolução (i.e. 1024 valores diferentes). Por padrão, elas medem de 0 a 5V, embora seja possível alterar o limite superior utilizando o pino AREF e a função analogReference(). 

Comunicação

O Arduino Uno possui uma série de facilidades para se comunicar com um computador, outro Arduino, ou outros microcontroladores. O ATmega328 fornece comunicação serial UART TTL (5V) que está disponível nos pinos digitais 0 (RX) e 1 (TX). Um ATmega8U2 na placa canaliza esta comunicação para a USB e aparece como uma porta virtual para o software no computador. O firmware do '8U2 utiliza os drivers padrão USB COM e nenhum driver externo é necessário. Entretanto, no Windows, um arquivo .inf é necessário.  O software do Arduino inclui um monitor serial que permite dados de texto serem enviados e recebidos da placa. Os LEDs conectados ao RX e TX piscam enquanto os dados estiverem a ser transmitidos pelo chip USB-para-serial e pela conexão USB (mas não para comunicação serial nos pinos 0 e 1).

Programação

O Arduino Uno pode ser programado com o software Arduino (download). Simplesmente selecione "Arduino Uno" no menu Tools > Board.

O ATmega328 no Arduino Uno vem pré-gravado com um bootloader que lhe permite enviar um código novo sem a utilização de um programador de hardware externo. Ele comunica utilizando o protocolo original STK500 (referência, arquivos C header).

Características físicas

A largura e o comprimento máximos do PCB do Uno são 68,58 e 53,34mm respectivamente (2,7" x 2,1"), com os conectores USB e de alimentação extendendo-se além destas dimensões. Quatro orifícios para parafusos permitem que a placa seja fixada a uma superfície ou encapsulamento. Note que a distância entre os pinos digitais 7 e 8 é de 160mil (milésimos de polegada ou 0,16").

Esta placa é enviada como aparece na imagem acima sem o cabo para comunicação nem fonte de alimentação.

 

Também poderá gostar

Clientes que compraram este produto também compraram:

Produto adicionado a lista de desejos

Ao continuares a navegar estás a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos teus interesses. Poderá consultar no seguinte link a nossa Politica de Cookies