RASP-INP (AC/DC)
RASP-INP (AC/DC)
RASP-INP (AC/DC)
RASP-INP (AC/DC)
RASP-INP (AC/DC)
RASP-INP (AC/DC)

RASP-INP (AC/DC)

RASP-INP (AC/DC)

RASP-INP é uma interface para interligar a um Raspberry pi 3 ou compatível, com cerca de 13 entradas.

PTR004808
Esgotado
36,53 €
Com IVA

Descrição

RASP-INP (AC/DC)

Descrição:

RASP-INP é uma interface para interligar a um Raspberry pi 3 ou compatível, com cerca de 13 entradas. Em cada entrada é detetado um sinal de voltagem que pode ir de 12V até 28V DC ou AC, passa por um optocoupler de isolamento, e entra nos GPIOs do Raspberry pi (as 5 entradas principais), ou mesmo por outra interface tipo Arduíno pelo bus de I2C. Na presença de voltagem na entrada, o GPIO do Raspberry fica com 0V (GND). Quando a entrada não tem tensão o GPIO do Raspberry fica com 3,3V.

Caraterísticas:

  • Dimensões da placa de circuito: 56x65mm.
  • Alimentação de 3,3V do Raspberry.
  • Comunicação interna: I2C.
  • 5 entradas 12V a 24V DC/AC isoladas diretas a GPIOS do Raspberry.
  • 8 entradas 12V a 24V DC/AC isoladas com leitura por I2C. Opção.
  • Leds para visualização das 5 entradas principais ligadas aos GPIOS.
  • Podem ser interligadas 8 interfaces em um mesmo bus I2C.
  • 2 Conectores para bus I2C para interligação externa.

 

Como ligar:

Siga as seguinte imagem para saber como interligar a interface. Tome cuidado nas ligações.

 

Cada entrada é constituída por um par de conectores, um para ligar o GND (linha preta) e outro para ligar o VCC (linha vermelha) de entrada. Quando a entrada for de corrente continua deverá ser respeitada a polaridade como a imagem demostra. No caso da entrada ser de corrente alternada, não tem qualquer tipo de polaridade. Quando existir uma voltagem na entrada entre GND e VCC a saída fica comutada a 0V. Na placa de circuito impresso existe 3 jumpers para dar um endereço para o I2C da interface. Em um bus I2C podem ser ligadas 8 interfaces iguais com endereços diferentes.

 

Para comunicação das 8 entradas por I2C (ou das 13 entradas sem Raspberry) é utilizado o integrado MCP23017 de 16 bits da Microchip, como controlador de I2C de IOS. As linhas I2C SDA e SCL são ligadas pelo barramento nos conectores CN1 e CN2. Existem já livrarias de firmware tanto para o Raspberry PI e para Arduíno, como alternativa consultar o Datasheet do chip MCP23017.

 

GPIOS Raspberry e Inputs:

A interface tem 5 entradas principais que podem ser lidas diretamente pelos GPIOS do Raspberry PI, ou então por I2C. O endereçamento dos “Inputs”. Cada entrada por I2C depois de isolada pelo optocoupler, são ligadas ao MCP23017 nos pinos referenciados na PCB (Placa de circuito impresso).

 

Exemplo de ligação:

Clientes que compraram este produto também compraram:

Produto adicionado a lista de desejos

Ao continuares a navegar estás a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos teus interesses. Poderá consultar no seguinte link a nossa Politica de Cookies