Com os componentes apresentados nesta edição do Eletrónica Básica, é possível utilizar o ICL7660, que é um circuito integrado CMOS, destinado a circuitos de alimentação.
O transístor é um dos blocos de construção de toda a eletrónica moderna e está presente em todos os circuitos integrados. É um dispositivo semicondutor que torna possível a amplificação de sinais. Com ele é possível construir circuitos que amplificam sinais de tensão e/ou corrente.
O díodo é um dispositivo extremamente útil, com aplicação em praticamente todos os tipos de circuitos. O díodo é um elemento semicondutor de dois terminais, por analogia com as válvulas de vácuo, ânodo e cátodo, que tem a propriedade de deixar passar corrente quando o ânodo é positivo relativamente ao cátodo (polarização direta) e de não conduzir quando a tensão aos seus terminais é a contrária (polarização inversa).
Os indutores são elementos passivos constituídos por um enrolamento de fio condutor bobinado sobre um núcleo de material ferromagnético. A ferrite e a chapa metálica são bons exemplos dos materiais mais utilizados. Em algumas aplicações, o núcleo é de ar, apesar de esta substância ser muito menos condutora do campo magnético que as assinaladas anteriormente. Os indutores ou indutâncias também são conhecidos como bobines de indução.
Os circuitos analisados no capitulo anterior eram constituídos apenas por resistências, no entanto, existem outros elementos passivos, como os condensadores e as bobinas, que também são utilizados na construção de circuitos eletrónicos.
As leis de Kirchhoff consistem em duas leis relacionadas com circuitos elétricos, que foram formuladas pela primeira vez pelo físico alemão Gustav Robert Kirchhoff e formam a base do cálculo das relações de correntes e tensões.
Relembrando o capítulo anterior, de uma forma genérica, a resistência é a menor ou maior dificuldade que oferecem os diferentes materiais a ser percorridos por uma corrente elétrica.
Eletricidade é um tipo de energia, como o calor, gravidade ou luz. A energia elétrica pode ser convertida noutras formas de energia como luz, som ou até mesmo radiação eletromagnética.
A tecnologia tornou-se ubíqua no nosso dia-a-dia e, cada vez mais, os conhecimentos de eletrónica são importantes para compreendermos o mundo que nos rodeia.
O Raspberry Pi Pico é primeira placa microcontroladora de baixo custo e alto desempenho. O processador é o RP2040 desenvolvido pela própria Raspberry, o qual conta com dois núcleos ARM Cortex-M0+ com uma frequência de relógio até 133 MHz, 256 KB de memória RAM, 2 MB de memória Flash, sensor de temperatura e um RTC (Real Time Counter)
O circuito desta edição do eletrónica essencial é um semáforo e tem como objetivo mostrar como a eletrónica analógica e digital podem funcionar em conjunto.
O circuito proposto nesta edição do eletrónica essencial é um detetor de som construído à volta de um microfone electret e de um amplificador operacional.
Ao continuares a navegar estás a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos teus interesses. Poderá consultar no seguinte link a nossa Politica de Cookies